

A distonia é uma condição neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias, que podem causar movimentos repetitivos e posturas anormais. Em alguns pacientes, ela vem acompanhada de um tremor evidente na mesma região do corpo, quadro chamado de tremor distônico. Cabeça, voz, face e braços são áreas frequentemente afetadas.
Quando medicamentos e toxina botulínica não trazem alívio sustentado, a estimulação cerebral profunda (ECP) pode ser considerada. O desafio é que os alvos mais usados no cérebro nem sempre controlam bem os dois componentes do problema. Estruturas como o globo pálido interno (GPi) e o núcleo subtalâmico (NST) são eficazes para a distonia, mas o efeito sobre o tremor varia de paciente para paciente. Já o tálamo é um alvo clássico para o tremor, e a combinação de dois alvos em dispositivos separados pode funcionar melhor, ao custo de uma cirurgia mais invasiva e mais cara.
Foi nesse cenário que um grupo de Xangai, na China, testou uma ideia diferente: usar um único trajeto de eletrodo capaz de estimular, ao mesmo tempo, duas estruturas vizinhas e profundas. O estudo foi publicado em janeiro de 2026 no Journal of Neurology. É uma ideia nova e ainda em fase muito inicial, e é justamente por isso que vale explicar o que ela mostrou e o que ainda não mostra.
Navegação pelo Artigo
Trata-se de um estudo piloto retrospectivo, de um único centro, com seis pacientes consecutivos operados entre junho e dezembro de 2024. Todos tinham distonia isolada com tremor proeminente, sem resposta sustentada a medicamentos e/ou toxina botulínica. A maioria apresentava distonia cervical e craniofacial, com tremor de cabeça, voz e face.
Cada paciente recebeu eletrodos nos dois lados do cérebro. Em cada lado, o trajeto do eletrodo foi planejado para alcançar a área subtalâmica posterior (PSA), considerada alvo principal para o tremor, e também passar pela parte dorsal do núcleo subtalâmico (NST), alvo estabelecido para a distonia. Os contatos inferiores do eletrodo ficam na PSA e os superiores, na região do NST. Os próprios autores ressaltam que "PSA" e "NST" aqui indicam posições ao longo do eletrodo, e não limites anatômicos rígidos, já que a estimulação nessas estruturas tão próximas inevitavelmente se sobrepõe.
Cerca de um mês após a cirurgia, começou a programação. Os pacientes receberam três programas (PSA, NST e os dois combinados) e puderam alternar entre eles em casa durante cerca de dois meses. Ao fim desse período, cada um indicou sua preferência, e os programas não escolhidos foram desativados.
No último acompanhamento (6 meses para dois pacientes e 12 meses para quatro), três pacientes aceitaram participar de um teste cego. Foram avaliadas quatro condições: sem estimulação, só PSA, só NST e os dois alvos juntos. A ordem das três condições ativas foi sorteada, e tanto o paciente quanto o neurologista avaliador não sabiam qual estava ligada.

Comparando o início com o último acompanhamento, as médias das escalas melhoraram bastante:
Cinco dos seis pacientes escolheram, por conta própria, manter os dois alvos estimulados. Um preferiu apenas o núcleo subtalâmico.
No teste cego, a estimulação combinada teve desempenho igual ou melhor que cada alvo isolado nos três pacientes. A melhora média do tremor foi de 86,9% com a combinação, 54,4% só com o NST e 38,3% só com a PSA. Para a distonia, os valores foram 79,2%, 67,6% e 35,9%. Um dos três pacientes não respondeu à estimulação só da PSA. Como são apenas três pessoas, esses dados são descritivos e os autores não fizeram análise estatística nesse subgrupo.
Quanto à segurança, não houve eventos adversos graves, infecções, hemorragias intracranianas ou problemas com o equipamento. Formigamento transitório (parestesia) ocorreu nos seis pacientes durante a programação inicial e foi resolvido com ajuste dos parâmetros. Um paciente teve discinesia leve (movimentos involuntários) em níveis mais altos de estimulação, controlada com ajustes na programação.
Os números são expressivos, mas precisam ser lidos com cautela:
Também é importante entender o que o estudo não mostrou. Ele não comparou a técnica com o uso de dois eletrodos separados, então não sabemos se o resultado é equivalente. A ideia de que um único trajeto poderia reduzir o número de implantes, o trauma cirúrgico e o custo é uma hipótese levantada pelos autores, e não algo que foi testado.
Os autores concluem que são necessários estudos maiores, multicêntricos e randomizados. Vale notar que a conclusão do artigo usa termos como "evidência preliminar forte" e "eficaz e seguro", linguagem mais otimista do que um estudo com seis pacientes e sem controle permite sustentar.
Por transparência, há também um dado sobre financiamento: os eletrodos e o gerador usados são da empresa SceneRay. O autor sênior declarou ter recebido honorários e despesas de viagem de fabricantes de ECP (Medtronic, PINS e SceneRay) e equipamentos doados pela SceneRay para pesquisa, e outro autor também recebeu aparelhos doados da empresa. Isso não invalida os achados, mas é uma informação que o leitor deve conhecer.
Para quem convive com distonia e tremor, este estudo não representa uma nova opção de tratamento disponível. A técnica é investigacional e não substitui as abordagens já estabelecidas, que seguem sendo avaliadas caso a caso por um neurologista especialista em distúrbios do movimento: medicamentos, toxina botulínica e, nos casos refratários, a ECP com os alvos já consagrados.
O que o trabalho oferece é uma hipótese interessante. Se estudos maiores e controlados confirmarem esses resultados, um único trajeto poderia vir a ser uma alternativa para parte dos pacientes. Até lá, ele indica um caminho de pesquisa, e não uma conduta clínica.
Para quem tem distonia com tremor que não responde bem ao tratamento atual, o passo prático é discutir com o neurologista se há indicação de avaliação para ECP em um serviço especializado, e quais alvos e técnicas fazem sentido para o seu caso.
Um estudo piloto com seis pacientes testou, em cada lado do cérebro, um único trajeto de eletrodo capaz de estimular duas estruturas vizinhas para tratar distonia com tremor. Após 6 a 12 meses, as escalas de distonia e de tremor melhoraram em média 78% e 87%, e cinco dos seis pacientes preferiram manter os dois alvos ligados.
Os resultados são encorajadores, mas vêm de uma amostra muito pequena, sem grupo controle, com apenas parte do teste cego e com possíveis conflitos de interesse com a indústria. A técnica ainda precisa ser comparada a outras abordagens em estudos maiores antes de poder ser considerada uma opção clínica.
Nota de Transparência: Comprometidos com a vanguarda da medicina, utilizamos ferramentas de IA para monitorar as notícias mais recentes da neurologia mundial. Este conteúdo foi estruturado por IA e revisado detalhadamente pelo Dr. Diego de Castro para assegurar a autoridade médica e empatia com o paciente.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e atua na reabilitação de pacientes com diversas condições relacionadas à dor crônica, por meio de uma avaliação neurológica elaborada e da realização da terapia por ondas de choque, entre outras abordagens terapêuticas.
No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória - ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com um sintoma tão debilitante como a dor crônica.
Para saber mais sobre a nossa abordagem no tratamento com ondas de choque, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 1301 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Compartilhe este artigo! Siga-nos nas redes sociais!
Posts Relacionados:




